ESTAR PRESENTE

Esse é um tema que tem sido bastante comentado ultimamente. Um livro que ajudou a difundir o assunto foi o “Poder do Agora” do Eckhart Tolle. É um livro que faz a gente pensar muito e eu recomendo a leitura.

Uma das afirmações que o autor faz e que eu mais gosto é a de que a nossa mente é somente um instrumento. Só que, com o passar do tempo, ela foi tomando espaço e hoje é ela quem toma conta de nós. Isso me fez reflexionar muito.

Nós esquecemos de quem somos de verdade, da nossa verdadeira essência, tudo isso, porque a nossa mente criou o Ego. O nosso “eu imaginário”. Aquele, que é cheio de limites criados a partir de nossas experiências e que a nossa mente entendeu que seria necessário seguir essas “regras” para poder viver e sobreviver nesse mundo.

Além disso, a nossa mente só funciona no tempo imaginário que é o passado e o futuro. No único momento real, que é o presente, ela não existe.

Então, em quase todos os momentos, a nossa mente tira a gente dá realidade. Por isso, é tão importante “desligar” ela algumas vezes e isso é possível estando presente.

Se você acha que não é possível ficar sem pensar em nada, eu me arrisco em dizer que você já deve ter passado por isso, mas não percebeu.

Você já deve ter tido vários momentos, que eu gosto de chamar de “Uau!”. Os meus costumam acontecer quando eu estou no meio da natureza.

São momentos que você vê algo tão bonito e incrível, que simplesmente fica ali, quase que paralisado(a) olhando. Mesmo que seja por pouco tempo, até por alguns segundos que seja, paramos de pensar somente para apreciar. Estamos totalmente presentes. Pode ser vendo uma criança brincar, um animal selvagem, um pôr do sol….

Outro momento que costumamos estar presentes, é quando sentimos medo. Pessoas já fizeram coisas incríveis quando estavam em alguma situação de perigo, porque ali não haviam limites, a pessoa precisa estar totalmente presente.

Quando você está totalmente presente, perde a noção do tempo. O tempo não existe de fato, ele é uma invenção do homem para tentar entender o mundo. Para o resto dos seres vivos só existe o presente.

Outra forma de estar mais presente e que está ficando cada vez mais popular a cada dia, é a meditação.  Existem vários tipos e se você ainda não pratica, tenho certeza que alguma delas podem funcionar para você.

Os benefícios são muitos, já que a raiz de quase todos os nosso problemas físicos e psicológicos vem do apego ao passado ou preocupação exagerada com o futuro.

Se quiser conversar comigo, sem nenhum compromisso, manda uma mensagem que a gente marca a melhor hora. Pode mandar uma mensagem para oi@juliaqueiroz.com ou por aqui!

Beijos

Julia

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: https://unsplash.com/photos/hLxqYJspAkE

 

Julia Queiroz

Coach, multipotencial, designer, curiosa, ama viajar...

Para conhecer mais: Sobre Facebook Instagram
Instragram
  • Receitas veganas no so s para veganos Foi com ashellip
  • Pur de maaveiauva passacanelacookie Mais fcil impossvelrs   hellip
  • Detalhesmscara africana
  • Detalhes
  • Caos de Meca
Facebook