RESPONSABILIZAR-SE

Até que ponto culpamos os outros ou nos responsabilizamos pela nossa vida?

É normal, acho que todo mundo em algum momento vai culpar alguém ou algo por algum acontecimento da vida. O que acontece ao nosso redor e internamente parecem que funcionam juntos, tão juntos que a gente confunde onde é o limite do que a gente controla ou não.

O principal problema em achar que a culpa está fora da gente, é que ao deixar a responsabilidade da nossa vida em qualquer fator externo, perdemos o controle dela. Passamos a deixar que qualquer pessoa ou acontecimento possa a ter mais poder em nossas vidas que nos mesmos. 

A consequência, é que isso te prende e você está sempre esperando as condições e momentos certos. Também, espera que outros tenham atitudes que estão somente na sua cabeça. Dessa maneira, é difícil que algo funcione ao seu favor.

Costumamos culpar os nossos pais por quem nos tornamos, o governo pela nossa situação, o clima pelo nosso humor, o chefe pelo nosso nervosismo… São muitas as culpas que podemos criar nas nossas cabeças.  

A boa notícia é que, por trás da culpa que colocamos em alguém ou algo, existe a consciência.  Quando culpamos os nossos pais por algo que reconhecemos em nós que atrapalha de alguma forma a nossa vida. Estamos conscientes!

Se já temos essa consciência, temos duas escolhas: seguir culpando e continuar na mesma situação ou parar para refletir o que podemos fazer para resolver e tomar as rédeas da sua vida.

Eu sei que é complicado pensar que somos os responsáveis por situações mais complicadas, como o desemprego em um país em crise, por exemplo. Eu sempre lembro de uma frase nesse caso: “Tem sempre pessoas enriquecendo em um país em crise e pessoas quebrando em um país prospero”. Isso me faz pensar que sempre há oportunidade, mas obviamente, às vezes as oportunidades são mais difíceis de conquistar.

As escolhas sempre serão suas. Se existem poucas vagas de trabalho na sua área, é você quem escolhe continuar procurando ou reinventar-se em alguma área com mais possibilidades.

Se queremos nos sentir livres, realmente conquistar o que queremos e que a vida flua melhor: temos que nos responsabilizar sobre tudo que passa nela.

Se quiser conversar comigo, sem nenhum compromisso, manda uma mensagem que a gente marca a melhor hora. Pode mandar uma mensagem para oi@juliaqueiroz.com ou por aqui!

Beijos

Julia

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: https://unsplash.com/photos/pHR_S0PeOF0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Julia Queiroz

Coach, multipotencial, designer, curiosa, ama viajar...

Para conhecer mais: Sobre Facebook Instagram
Instragram
  • Pur de maaveiauva passacanelacookie Mais fcil impossvelrs   hellip
  • Detalhesmscara africana
  • Detalhes
  • Caos de Meca
  • Conil de la Frontera
Facebook